sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lavando a cabeça

Alguns bebês nascem cabeludos, outros bem carequinhas. Não importa qual o caso de seu filhote, o recém-nascido pode, e deve, lavar a cabeça todos os dias até um ano de idade. Esse cuidado faz parte da higiene diária, especialmente nos primeiros meses de vida, quando ele deve estar impecavelmente limpo para evitar doenças e contaminações.

É natural que o couro cabeludo do bebê fique oleoso nos primeiros dias. Isso acontece devido à ação de um hormônio, o androgênio, que a criança recebe ainda na barriga da mãe. Não use nenhum produto que resseque o couro cabeludo do bebê. A tendência é que essa oleosidade vá sumindo aos poucos, naturalmente.
Se o recém-nascido apresentar crostas no couro cabeludo, não se assuste. Isso também é normal. São resíduos que ficam grudados na cabeça após o parto. Nos primeiros banhos do bebê você pode usar um pouco de óleo infantil para amolecer essas crostas antes de aplicar o shampoo.
O ideal é lavar a cabeça do recém-nascido ainda fora da banheira, com o corpinho enrolado em uma toalha para que ele não sinta frio. Você deve incliná-lo sobre uma bacia segurando o corpinho no braço e a cabeça na mão esquerda, deixando a mão direita livre.
Comece jogando uma pequena quantidade de água de frente para trás. Nessa hora, proteja os ouvidos com os dedos polegar e anular da mão que apóia a cabeça. Isso é muito importante para evitar que a água entre no ouvido.
Para lavar o cabelo do bebê você poderá usar uma pequena quantidade de shampoo infantil ou sabonete líquido neutro, que não irritam os olhos da criança. Nessa idade não é preciso esfregar ou massagear a cabecinha. Apenas passe a mão levemente sobre a penugem. Enxague bem os fios até tirar todo resíduo do produto. Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.
Fonte: Guia do Bebê, por Paula R. F. Dabus.
Dicas valiosas néh mamães!
Até o próximo post, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...