terça-feira, 23 de outubro de 2012

Muay thai: vantagens da prática para mulheres

A prática de modalidades inspiradas em artes marciais como atividade física está ganhando público feminino, pois além de divertidas e desestressantes são ótimas para queimar calorias e modelar o corpo.

O Muay Thai é uma luta originária da Tailândia, que foi introduzida nas academias para atender a demanda por atividades menos repetitivas.
O emagrecimento rápido é um dos principais atrativos. Os movimentos da luta exigem uma forte preparação física e muito trabalho cardiovascular, por isso o gasto calórico é muito alto, cerca de 800 calorias em uma hora e meia de aula.
A luta tailandesa trabalha todas as partes do corpo, resultando em pernas, glúteos, barriga e braços firmes. O Muay Thai melhora também o condicionamento físico, a coordenação motora, a agilidade, a flexibilidade e trabalha grupos musculares de forma mais dinâmica do que uma aula de ginástica localizada.
Exercícios aeróbicos divididos por estações, como: pular corda, fazer polichinelo, correr em volta de cones, saltitar e fazer flexões de braço; são algumas das práticas durante uma aula desta modalidade de luta, além da prática de socos e chutes diversos, grandes aliados no alívio do estresse e capazes de extravasar toda tensão, raiva e preocupações.
A luta atende bem o público feminino, pois, de acordo com treinadores, além de proporcionar os ganhos físicos buscados por este público, as mulheres gostam e têm facilidade em aprender os movimentos, pois entendem que a habilidade na prática da luta não está na força e sim na postura correta.
Algumas academias disponibilizam treinamento somente para mulheres, enquanto em outras não há divisão e a prática é junto com os homens, sendo apenas respeitadas as limitações de cada grupo.
Para começar a atividade, alguns itens são obrigatórios como: faixa protetora para as mãos, luvas de boxe, protetor bucal e um protetor para o rosto. Mas o ideal antes de se matricular e comprar equipamentos é fazer uma avaliação médica para verificar se você está apta para a atividade.
“Se você tiver algum problema de articulação nos ombros e joelhos, por exemplo, é melhor verificar a questão com um médico antes de começar a treinar”, indica Márcio Atalla, educador físico e especialista em saúde e bem estar.
Para quem tem problemas nas articulações e não quer desistir do dinamismo que a luta pode promover à rotina de exercícios, existe também uma versão do Muay Thai de baixo impacto, o Thai Bo, que mistura movimentos de Muay Thai com ritmo de música. No Thai Bo não há contato físico com o adversário nem com equipamentos, os movimentos são praticados no ar.
Ao praticar o Muay Thai ou o Thai Bo, lembre-se de procurar uma academia com profissionais de confiança, usar roupas adequadas e respeitar seus limites físicos para evitar contusões e conquistar de maneira saudável e gradual os benefícios destas modalidades.

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário!
Beijos até o próximo post!

Fonte: http://dld.bz/bQuBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...