Pular para o conteúdo principal

Dicas para você e seu filho se apaixonarem por livros!

Enquanto os poemas estimulam o raciocínio e a criação visual da criança, os livros de imagens despertam a imaginação verbal e mexe com a capacidade de narrar da criança. Aproveite esse momento!

Como e por que amar os poemas:
1. Trabalhar ou brincar com a palavra não é apenas rimar “mão” com “não”: busque textos com versos criativos, que sejam divertidos, emocionantes, surpreendentes, e – por que não? –, até meio malucos! 



2. Para ter em casa, evite obras que, por algum tipo de intenção didática ou de ensinar algo, abandonem a criatividade ou qualidade do texto. 

3. Leiam em voz alta para irem reconhecendo juntos as construções linguísticas (mesmo a criança sendo pequena, ela já pode ir se habituando, como um treino para depois). 

4. Deixem-se levar pela sonoridade dos versos, repetindo os mais interessantes, vendo o que mais chamou a atenção. Divirtam-se com eles, não procurem sempre um sentido. É arte. 


Como e por que amar os livros de imagens:
1. Um livro de imagens não é destinado apenas à criança que ainda não sabe ler. Ler um livro ilustrado é também apreciar o uso de um formato, de enquadramentos, associar representações, escolher uma ordem de leitura. 


2. Ele deve ir muito além de uma sequência óbvia que conte uma história. Pode ter um elemento de sonho, algo caótico, que surpreenda e desafie o leitor. 

3. Permita à criança que abra na página que quiser, espie as imagens de ponta-cabeça, vá e volte de trás para a frente, sem um roteiro prévio fixo. O título também reserva muita expectativa: converse a respeito antes. 

4. A cada virar de página, brinque sempre de adivinhar o que vai acontecer, levante hipóteses sobre o que estará estampado na próxima cena. 

Gostou? Deixa seu comentário!
Beijos, até o próximo post!

Fontes: Revista Crescer - Maria José Nóbrega, professora e consultora sobre formação de leitura; Peter O´Sagae, doutor em Letras, especialista em literatura infantil e criador do blog Resumo do Cenário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.