Pular para o conteúdo principal

14 mitos e verdades sobre caspa, queda, tintura, chapinha...

Olá meninas!
Mesmos com tantas pesquisas e produtos capilares inovadores, ainda há quem lance mão de truques caseiros ou evite certas atitudes em nome dos cabelos, a Dermatologista Vanessa Penteado, esclarece outras questões pra que você melhores os cuidados com seus fios.

1. Lavar os cabelos diariamente provoca queda?
Mito. Apena remove aqueles fios que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorrem no bulbo capilar) do que aos fatores externos. Lavar todos os dias pode tirar a proteção natural dos feios, mas não os compromete.

2. Água quente prejudica a beleza dos fios?
Verdade. A temperatura elevada da água resseca a estrutura capilar, estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem tem dermatite seborreica deve evitar água quente, pois é normal ocorrer piora da doença e queda maior dos fios nesses casos.

3. Aplicar gel todos os dias enfraquece os fios?
Mito. Porém não é recomendado dormir com gel, pois a haste capilar fica endurecida e pode quebrar com mais facilidade.

4. A limpeza diária do couro cabeludo diminuiu a caspa?
Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução de caspa. Além disso, quando obstruído, comprometendo o crescimento capilar.

5. Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar?
Mito. O fio branco é o primeiro sinal de desaceleração do crescimento capilar, podendo estar  ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando eles começão a aparecer, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. "O mito vem daí porque depois que a pessoa arranco o primeiro fio branco já começam a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado", afirma a especialista.

6. Usar secador e champinha aumenta a queda?
Mito. O uso contínuo desses aparelho pode danificar a estrutura do fio, tornando-os mais frágeis e quebradiços já que a alta temperatura compromete as proteínas capilares. Como esses aparelhos aquecem os cabelos, se não foram utilizados corretamente e/ou não for aplicado um protetor térmico, podem sim danicar a haste do fio. O ideal e utilizar o secador em baixa temperatura e não aproximá-lo demais do cabelo para não agredir.

7. Calvice é um problema somente masculino?
Mito. É uma manifestação fisiológica de origem genética que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Nelas, as principais causas são alterações hormonais ou metabólicas. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco e cobre também pode levar á queda. Outras causas como anemia ou alterações tireoidianas estão relacionadas à perda dos fios nas mulheres.

8. Cabelos mais oleosos e com caspa tende cair mais?
Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa a queda, assim como pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, que também são fatores que levam à perda de cabelo.

9. Usar todo dia xampu antiqueda ajuda a tratar o problema?
Mito. Segundo a dermatologista, os xampus antiquedas são apenas coadjuvantes no tratamento, pois é impossível reverter esse problema  só com tais produtos. Mas eles são indicados para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando há dermatite seborreica ou caspa.

10. O cabelo cai mais no inverno e no verão cresce mais?
Verdade. Nos meses frios, a intensidade da luz solar a que estamos expostas é menor, o que diminui o estímulo da divisão celular, e consequentemente, a quantidade de fios - além de enfraquecer a raiz. Assim, os fios não só caem mais rápido, como também nascem mais devagar. "Como o sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatoina, que induzem o bulbo capilar a "trabalhar" mais, acaba ocorrendo um aceleramento no crescimento dos fios nos meses mais quentes, explica a dermatologista.

11. A tintura pode provocar a queda dos fios?


12. Usar boné e similares prejudica os fios e também pode fazê-lo cair?
Mito. O uso desses acessórios apenas pode aumentar a oleosidade em pessoas com essa predisposição, o que, nesse caso, leva à queda. Mas ele protegem o couro cabeludo da agressão dos raios ultravioletas.

13. A alimentação e o estado emocional influenciam a saúde capilar?
Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácidos. Portanto, uma dieta equilibrada, rica em proteínas, pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais fortes. "A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda e impedindo o crescimento do cabelo.

14. Medicamento para tratar queda de cabelo causa infertilidade?
Mito. Existem relatos que indicam que menos de 1% dos pacientes apresentaram esse efeito colateral. Além disso, esse problema é totalmente reversível com a suspensão do medicamento.

Beijos!
Até o próximo post.


Fontes:  Revista Malu 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.