terça-feira, 15 de novembro de 2011

As transformações começam conosco

Como hoje é feriado, que tal um texto mais reflexivo? Encontrei um na web que sugere que pensemos na resposta para a seguinte pergunta: como estão os relacionamentos que que temos com as pessoas?

Observe e considere meticulosamente a si mesmo. Perceba como está se relacionando em casa, na rua, no trabalho, no lazer. Perceba como respira, como anda, como toca nos objetos, como usa sua voz, como são seus gestos e como são seus pensamentos e os não pensamentos. Esse observar não deve ser limitante, constrangedor, confinador. Apenas observe. 

Como você se relaciona com o meio ambiente, biodiversidade, reciclagem, justiça social, melhor qualidade de vida, guerras, violência, terror, paz, harmonia, respeito, garantia dos Direitos Humanos? Como você analisa a relação que desenvolve  para realizar seus projetos? 

Como está se relacionando com o mais íntimo de si mesmo, com a essência da vida? Será que é capaz de ver, ouvir, sentir e perceber a rede de inter relacionamentos de que é feita a vida? Percebe e leva em consideração, na tomada de decisões, a interdependência? 

Tanto individualmente, como no coletivo, nossa participação e compreensão como estão? Será que estamos conscientemente vivendo nossas vidas e direcionando nossos pensamentos, ações e palavras para o sentido de mudança que queremos e sonhamos?

Mahatma Gandhi disse: "Temos de ser a transformação que queremos no mundo". Portanto não espere que as mudanças aconteçam fora de você, não culpe as outras pessoas por algo que possa estar ou não acontecendo... Os pensamentos ficam aqui pra reflexão, quem quiser ler mais pode acessar o texto completo, de onde surgiu a ideia desse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...