Pular para o conteúdo principal

Dieta vegetariana: benefícios e cuidados

Hoje em dia muita gente acaba excluindo carnes e peixes da alimentação. Algumas pessoas fazem isso por respeito aos animais, outras porque simplesmente não gostam de carne.  Se você está pensando em seguir uma dieta vegetariana, saiba que há inúmeros benefícios para a saúde! 

Os vegetarianos têm menos risco de desenvolver doenças do coração, já que sem a carne, a quantidade de gordura e colesterol ingeridos é bem menor. Os alimentos de origem vegetal são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a reduzir o risco de câncer. Além disso, a dieta vegetariana melhora a disposição, ajuda a evitar diabetes e doenças renais, e ainda faz bem ao meio-ambiente, pois a criação de animais é uma grande responsável pelo desmatamento e pelo aquecimento global.

Para quem se animou e resolveu começar uma alimentação vegetariana, é preciso ter cuidado. O ideal é adotar o ovo-lácteo-vegetarianismo, que exclui carnes e peixes, mas matem o consumo de ovos e laticínios. É claro que existem formas mais restritas de vegetarianismo como o veganismo, que proíbe a ingestão de qualquer produto de origem animal (até a gelatina!), mas essa dieta deve ser adotada com muita cautela.

O importante é manter o equilíbrio. Se optar por se tornar vegetariana, consuma muito feijão, soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha, castanhas, amêndoas, damasco, figo e vegetais de folha verde-escura, como brócolis e couve. Eles ajudam a suprir as proteínas e o ferro, que antes eram obtidos pela carne. 

Comentários

  1. Eu sou vegetariana. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber disso Celinha! Faz tempo? Quais cuidados você tem na alimentação pra se manter saudável? Você sente que esta dieta faz bem pro seu corpo? Conta pra gente!

    ResponderExcluir
  3. Também sou vegetariana. Aposto sempre numa alimentação muito colorida e faço suplementação c/ vitamina B12.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.