terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coma menos sal e seja mais saudável!


Todo mundo concorda que comida sem sal é muito ruim, não é mesmo? Mas você sabia que o excesso de sal também pode ser muito prejudicial para a saúde? Ele pode elevar a pressão arterial, causando doenças do coração até problemas no rim.

Mas isso não significa que você tem que parar de usar o sal na hora de cozinhar e passar a comer uma comida insossa. É possível reduzir o consumo desse condimento em até um terço, ainda mantendo a comida saborosa. Como? Usando o sal de ervas.

É uma mistura simples: sal grosso, orégano, alecrim e estragão. Também podem ser usados a sálvia e tomilho. Todas essas ervas tem efeitos benéficos na nossa saúde. O orégano é antioxidante e tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, já o alecrim, além de ser antioxidante também é cicatrizante. O estragão, a sálvia e o tomilho são diuréticos e ajudam na digestão.

Lembre-se que o consumo ideal de sal é de só 5 gramas por dia. Além de usar o sal de ervas e outros temperos caseiros você pode evitar alimentos em conserva, salgadinhos e outros alimentos industrializados. Tire o saleiro da mesa e não coloque sal nos alimentos já prontos. Assim você deixa sua alimentação mais saudável e evita várias doenças!

2 comentários:

  1. é verdade! sal em excesso faz muito mal a saude!
    Não sabia desse sal em ervas! Adorei!
    vou anotar aqui pra usar na cozinha!
    Beijinhos

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  2. É uma alternativa, né Dani? Eu por exemplo, não consigo tirar o sal de vez...É um hábito, mas a gente tem que se cuidar! Diminuir ou substituir é necessário! ;)

    Beijos!
    Vanessa

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