Pular para o conteúdo principal

Em guerra contra a balança!

Estava passeando por alguns sites femininos, que abordam temas como saúde e beleza, até que encontrei um assunto no MdeMulher que deve cair como uma luva pra nós, mulheres, que estamos sempre tentando alcançar o peso ideal.

A matéria levanta um estudo da Unifesp, que mostra que só 21% das brasileiras estão de bem com seu corpo (bom, pra mim, esse número parece bem menor! Analise você também: quantas amigas suas não reclamam de um pneuzinho a mais, ou  até as mais magras, ainda estão insatisfeitas com uma celulitizinha aqui e outra ali!?) 

Mas, apesar da brincadeira, o assunto é sério: segundo o site, a insatisfação com a própria imagem quando levada ao extremo pode causar problemas  como distúrbios alimentares, baixa autoestima e limitação da vida social. (Se você nunca deixou de sair de casa porque sabia que tinha ganhado alguns quilinhos, considere-se uma mulher de sorte!)

O motivo!? Estamos sendo bombardeadas por  comerciais e propagandas, que nos dão a impressão ilusória de corpos perfeitos. "A imagem ideal não é real", diz a nutricionista Marle Alvarenga, realizadora do estudo, para a matéria do MdeMulher.  A autora do texto, Juliana Romano, afirma que apesar dessa insatisfação, existem realmente mulheres que se encontram acima do peso, e a causa pode estar em três grandes inimigos da dieta: 

1. Estresse: As gordurinhas adquiridas em períodos de estresse podem estar relacionadas a uma série de obrigações e autoexigências que aparentemente dificultam uma vida saudável. (Quem aí nunca deixou de ir a academia porque tinha trabalho extra para fazer no final do dia!? Pode levantar a mão...hummm, será que ninguém!?!?) 

2. Ansiedade: Devorar uma caixa de chocolate em dez minutos é comum nesses casos. A ansiedade faz os níveis de leptina (promotora da saciedade) diminuirem e o de cortisol (envolvido na resposta ao estresse) aumentar. Aí é um pulo para cair de boca em alimentos ricos em gorduras e carboidratos que estão mais relacionados a comportamentos compulsivos. ( Eu sei bem o que isso significa...Vai um chocolatinho aí!?!)  

3. Quantidade X qualidade: Pensar no peso e em contagem de calorias o dia inteiro atrapalha na escolha de alimentos saudáveis. Ou seja, preferir um refrigerante zero a um suco de frutas só porcausa das calorias não é uma boa opção. "Quem aprende a gostar de peixe, saladas e frutas dificilmente terá problemas com o peso", explica a dra. Jane. (Eu gosto de tudo isso, porque continuo brigando com a balança!?! hein!?!) 

O amigo da boa forma: Apesar de tantos obstáculos, não dá para ignorar um grande fator responsável pela manutenção da boa forma: a paixão. Segundo a endocrinologista e nutróloga Jane Corona, apaixonar-se pode ser a melhor maneira de perder peso porque o corpo libera mais adrenalina, dopamina, testosterona e estrogênio, que elevam a autoestima, ajudam a queimar calorias e proporcionam prazer." ( Ok, até pode ser...mas depois de alguns anos de namoro, os programinhas são mais calóricos: almoços, jantares...e aí os quilinhos voltam com tudo, não é não!? rsrs...)

Bom, de qualquer forma meninas, o jeito é tentar encontrar um equilíbrio. Porque para nós, mulheres, o peso não é só uma questão física, mas também emocional!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.