terça-feira, 28 de junho de 2011

Como anda o seu sono?

Você já deve ter ouvido falar que para ter uma vida saudável é necessárrio dormir sete ou oito horas. Mas diversas pesquisas sugerem que isso é um mito.

Mas qual a medida ideal? Bem, se você consegue dormir com facilidade à noite, tem um sono não interrompido e acorda se sentindo renovada, já é sinal que o seu sono é o suficiente (independente do tempo de duração).  Mas se você acorda no dia seguinte se sentindo exausta, talvez não esteja dormindo o necessário para que seu organismo trabalhe melhor. A quantidade de sono é exatamente aquela que precisamos para não ficarmos sonolentos durante o dia.

Como a falta de sono interfere na nossa rotina?

A falta se sono está diretamente associada aos hormônios e ao metabolismo. Isso acarreta no abuso da comida e no ganho de peso. Alguns estudos indicam que quem não consegue dormir o suficiente ingere quase cinquenta por cento a mais de alimento do que as pessoas que dormem uma quantidade de horas adequada. Além disso, pode haver queda na imunidade, facilitando infecções; pode haver problemas com o humor, com a coordenação motora e com a velocidade de reação e julgamento.

E você: dorme bem? Acorda disposta e com energia para enfrentar mais um novo dia ou precisa recorrer a uma enorme xícara de café para despertar e mesmo assim com dificuldade?

3 comentários:

  1. Durmo muito bem. Deito-me cedinho e acordo com meu despertador, cedo também. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Celinha! Que bom! Você deve ter energia de sobra o dia todo, né!? Beijosss!

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu durmo muito mal e acordo com o sono pior ainda. Vou ter que consultar um médico porque minha cabeça não para na hora do sono.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...