Pular para o conteúdo principal

Por trás dos modismos – parte 2


Vendendo um conceito


No post de ontem explicamos como o mercado lida com os assuntos em alta na mídia. Os chamados ‘modismos’, que podem ser desde filmes e livros do momento, como a série vampiresca Twilight e a sequência do bruxo mais famoso, Harry Potter; até bandas, seriados, eventos esportivos, programas...






Os livros da série Harry Potter e o best-seller Amanhecer, último da saga Twilight



Esses assuntos, por se tornarem tão populares entre as pessoas, principalmente entre os jovens, chamam atenção do mercado e se transformam na aposta das mais variadas indústrias - cosméticos, roupas, brinquedos, jogos, alimentos, etc...- , que vêem nessas modinhas um prato cheio para aumentarem suas vendas.


Produtos das séries Harry Potter, criada por J.K Rowling e Twilight, de Stephenie Meyer: laptop, doces, brinquedos...


A escolha do tema a ser retratado é determinante para uma coleção de sucesso, e o público alvo da marca é quem aponta os altos e baixos da mídia. Assim lançar produtos baseados no filme Amanhecer, que está em alta e é amplamente divulgado, é dado como preferência no lugar de outros menos conhecidos ou de sucesso, mas mais antigos, cujo “momento” já passou.



Mais produtos baseados na saga vampiresca: até anticoncepcional!

A produção e venda dessas peças pode ser classificada, de modo amplo, como a venda de um “conceito” e não apenas de materiais. Assim, também deve-se levar em conta o cunho social, a época, a personalidade dos personagens, bem como a emoção causada por eles no público.


São prateleiras e prateleiras dos mais diversos produtos inspirados em sucessos midiáticos

Segundo a psicóloga Tania Parolari, a principal responsável por esta necessidade de adquirir os produtos baseados em seus ídolos é, em grande parte, a mídia. “Ela possui um forte apelo ao consumo jovem já que os produtos anunciados precisam divulgar desejos como provar a nova bebida, ter um novo celular , um tênis moderno, um carro bom e rápido, roupas modernas e descoladas.”




Tudo isso é feito para tentar deixar o jovem excitado e atônito frente a tantas variações de produtos, que muitas vezes são desnecessários. “O grande foco deste comércio são justamente os adolescentes porque eles estão numa fase de busca por uma auto imagem diante da platéia de amigos e colegas”, explica Tania.



Eles estão a procura do "eu", segundo a psicóloga, e assim utilizam os meios existentes para se conhecerem e serem aceitos. O ruim é quando este reconhecimento pelos outros é feito através do consumismo desenfreado - e não só para adquirir algo legal, do seu ídolo ou personagem favorito -, o que acontece na maioria dos casos.

No próximo post da série iremos explicar a origem dessas necessidades sob a ótica da psicologia comportamental, fiquem ligados para não perder!

Comentários

  1. Harry Potter é tudo de bom! Muito bem escrito, sem lacuna alguma e, principalmente, sem apelo sexual. Já Crepúsculo é totalmente o contrário. Até Stephen King acha ruim hahaha

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, eu entendo como a midia influencia, e as lojas pressionam com a venda desses produtos, mas anticoncepcional, já é um pouco[muito] demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.