segunda-feira, 21 de março de 2011

Por trás dos modismos – parte 1

Como são feitas as coleções baseadas no que está em alta na mídia

O filme “Amanhecer” ainda não estreou nos cinemas - o lançamento está previsto para novembro deste ano -, mas qualquer um pode encontrar no mercado camisetas, jogos, canecas, bonecos e toda uma linha de produtos que retratam a saga vampiresca do momento.

Até calcinha do Edward existe!
Sem falar das linhas de maquiagem e grifes recém lançadas, todas em homenagem ao best seller que virou blockbuster. Mesmo restritos aos estadunidenses, muitos fãs fazem de tudo e conseguem, por uma fortuna, as desejadas roupas, sombras e brilhos labiais de seus amados personagens.

Duas das muitas linhas de maquiagem inspiradas na série Twilight

Alguns bonecos dos personagens da saga


A mesma situação aconteceu com o filme “Alice no País das Maravilhas”, adaptação de Tim Burton do clássico de Lewis Carrol. Antes mesmo de sua estréia, em 21 de abril de 2010, “Alice” já podia ser encontrada em coleções de roupas, maquiagem, sandálias, jóias...


Até a H.Sthern entrou no País das Maravilhas...


Make do filme


Essa tendência de comercializar os modismos não é recente e vem ganhando fôlego com a indústria cinematográfica, aproveitando os filmes em alta para lançar produtos baseados nas ‘paixões’ do momento.

O alvo, basicamente, são os jovens, mas não só as adolescentes. A série Star Wars, que carrega muitos fãs, principalmente do sexo masculino, possui desde seu lançamento, em 1977, uma linha de produtos que, ano passado, ganhou um reforço com a coleção de tênis Adidas, inspirada nos personagens desta saga intergaláctica.



Alguns dos modelos da Adidas baseados na série intergalactica Star Wars


A indústria da moda tem seus motivos para continuar investindo nesse modismo, que atrela lançamentos com sucessos do cinema. Segundo a consultora de moda Annalise Capelletto Sesti, por trás dos negócios, está a moda, que vive de pesquisas, cujos resultados apontam as tendências.

“A tendência é uma linha de idéias feita basicamente pela vontade predominante de seus consumidores e que serve para guiar as próximas criações”, explica a especialista.

É por isso que o que está em alta na mídia - filmes, novelas, bandas, esportes - é um dos determinantes na hora de se criar uma nova coleção. Mas uma peça inspirada em um filme, por exemplo, não é idêntica ao figurino de algum personagem.

“São retirados aspectos do filme como cores, texturas, estilos, formas como um todo.” Afirma Annalise. Na sequência, esses aspectos são aplicados às peças em detalhes ou em sua totalidade.

Roupas baseadas no filme Alice no País das Maravilhas


“As estampas em especial são uma forte ferramenta para mostrar em que a peça foi inspirada, podendo retratar de forma direta, com desenhos realistas e escritos; ou indireta, apenas com cores, formas e estilos”, revela a consultora de moda. “Geralmente as peças também seguem a tendência da estação, para garantir a lucratividade da coleção”, conclui.

No próximo post iremos discutir porque as pessoas gostam tanto dos produtos baseados em modismos. Não perca!

6 comentários:

  1. Eu sou mega suspeita pra falar de modismos, porque alguns eu gosto outros não, exemplo: Tenho um colar de chá da Alice, claro adoro o filme, mas os que não gosto não entro.

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  2. heheheheeh é isso mesmo! temos que aderir somnete os que curtimos, pq usar só pq tá na modinha não é legal!
    Eu tb AMEI as coisas da Alice! muito fofas!! Já quele tênis do Star Wars..são bonitos e eu amo a série, mas não usaria..heheheh

    bjão Má

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  3. Adoro inspirações!
    =)

    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

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  4. Tem coisas ligadas a filmes, como makes e roupas que são tudo de bom, por exemplo, no meu gosto esta as coisas da Alice, sonhei dias com aquela paleta de maquiagem, e os acessórios são os melhores vai? Toda menina gosta até quem não é fã... Agora coitado do rapazinho do Crepúsculo será que ele sabe que a boca dele ta na piriquita de várias meninas? :(

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  5. Eu só sigo os modismos qdo eles realmente me inspiram...

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