sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sem juba de leão!


Para muitos, verão e férias é sinônimo de sol, areia, mar... Ir à praia é bom, mas não é isso que demonstra seu cabelo, não é? Mesmo que você não entre na água, a maresia já deixa seu cabelo todo armado e sem controle. E a situação é pior para as que tem as medeixas enroladas.

A principal causa de o cabelo armar é a umidade do ar. Isso explica porque quando chove seu cabelo dá uma “inchadinha”. Nesses casos, a umidade do ar aumenta e os cabelos reagem a isso arrepiando os fios.

Na praia, com o sol, vento e água salgada isso piora, pois esses fatores ressecam o cabelo, retirando a umidade natural deles, o que também contribui para o efeito armado. Isso também ocorre devido à tintura, alisamentos, chapinha e cabelos mal tratados.

No caso dos que tem o cabelo muito volumoso ou enrolado, esse efeito é aumentado devido ao atrito do contato, que gera uma ação elétrica entre os fios, deixando-os rebeldes.

Para reverter essa situação, a cabeleireira Kelly Manente, do salão Espaço Vip, indica o uso de cremes sem enxágüe, que são redutores de volume. “Depois de um mergulho no mar, lave o cabelo com água doce, para retirar todo o sal dos fios. Após a lavagem aplique no cabelo molhado algum leave –in , ou seja, um creme de pentear”, explica.

Esses cremes não têm enxágüe, isto é, devem ser deixados no cabelo para fazerem sua ação antes, durante e depois de serem penteados. Porém existe uma variedade imensa de tipos de leave-in, cuja fórmula varia de acordo com a marca e com o cabelo. “A escolha vai variar de acordo com o cabelo da pessoa, se sofreu alguma química, como alisamento ou coloração, tem que ser um com mais concentração de hidratante, já se é oleoso, deve preferir um com menos...”, explica Kelly.

Porém a cabeleireira indica sempre um com filtro solar, para proteger os cabelos dos raios solares, que não prejudicam somente a pele, mas deixam as medeixas secas e opacas. Passe-os com as mãos antes, espalhando-os com os dedos pelos fios.

A especialista dá algumas dicas para ajudar em sua escolha, que deve ser sábia, já que cada tipo de cabelo reage diferentemente a cada fórmula:

·   Para os fios danificados: escolha um creme à base de queratina, que ajuda a reconstruir e regenerar a estrutura do cabelo. Os que possuem colágeno e trigo ajudam a repor as proteínas perdidas;

·  Já os opacos e pesados, procure cremes a base de manteiga de de karité, chocolate,  oleaginosas e com ceramidas, que proporcionarão a hidratação que falta e auxiliarão no fechamento das escamas, evitando as pontas duplas;

·  Também tente encontrar cremes com vitaminas que dão força, resistência e vitalidades aos fios: a A contribui para a produção de melanina e queratina; a C eleva o PH do cabelo a ajuda na absorção de ouras vitaminas, a B5 tonifica os fios e a  E é antioxidante;

Outros toques para evitar ficar com uma “juba de leão”:

  • Use shampoos e condicionadores emolientes;
  • Não use secador muito perto dos fios ou quente demais, pois ele resseca o cabelo;
  • Não prenda o cabelo com os fios molhados nem em demasia, pois acabam arrepiando e quebrando-os;
  • Evite escovar o cabelo durante o dia, pois isso faz com que ele arme. Escove antes de dormir e de tomar banho, o que estimula a produção de oleosidade natural no couro cabeludo;
  •  Se usa chapinha, compre uma de cerâmica, pois ela não esquenta mais do que a temperatura ideal;

Vale lembrar que a alimentação também influencia, por isso tenha sempre uma garrafinha de água á mão. Também ingira alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, pois esses elementos também são responsáveis pela cabeleira.

3 comentários:

  1. Dicas mara!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas...é mais ou menos assim mesmo que fica,rs.

    Manter cabelos cacheados é muito difícil,se descuidarmos ele fica uma graça,rs...essa época de praia temos que ter cuidado senão vira uma juba estilo essa mesmo,rs.

    Beijinhos :)******

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou me preparando para isso tudo. As dicas vieram bem a calhar, meus cabelos já são secos, se ficarem mais vou ficar igual à mulher da foto.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...