Pular para o conteúdo principal

Cosméticos: benefícios para o corpo e a alma!


Alguma vez você já se sentiu tão para baixo, que só fazer as unhas ajudou a melhorar seu astral? Ou depois de discutir com o namorado, foi ao cabelereiro e se sentiu menos deprimida? Ou ainda estava se sentindo um lixo, mas depois de fazer um super make se achou poderosa?

Pois é, os cosméticos não fazem bem apenas para nosso exterior, eles podem fazer milagres para nossa alma. Um shampoo que deixe o cabelo saudável e brilhante, um hidratante que faça a pele ficar macia, um perfume cheiroso e uma maquiagem certa, podem transformar qualquer garota tímida em uma mulher confiante.

Isso porque os cosméticos não possuem efeito só sobre o nosso corpo, mas também sobre nossa autoestima. Segundo a psicóloga Kátia Moraes, o autoconhecimento gera autoconfiança e disso resulta na autoestima. “Sob o olhar da psicologia, chamamos de os quatros ‘As’: Autoconceito mais a Autoimagem mais a Autoafirmação, que se retroalimentam, nutrem um ao outro e geram a Autoestima.”, explica a psicóloga.

O autoconceito, resumidamente, pode ser definido como o conjunto de várias atitudes do eu e que são únicas, dependendo de cada pessoa. Ele é composto por imagens acerca do que nós próprios pensamos que somos, o que pensamos que conseguimos realizar e o que pensamos que os outros pensam de nós e também de como gostaríamos de ser.

A autoimagem, de forma simplificada, pode ser considerada como a descrição que a pessoa faz de si mesma, que pode apresentar diversas formas, como uma estudante que se vê nesta posição como uma pessoa frustrada, mas que é ao mesmo tempo uma super mãe.

Já a autoafirmação, também simplificadamente, é um dos mais significantes determinantes do comportamento humano. Ela pode ser caracterizada pela necessidade de um indivíduo de ser reconhecido como pessoa. Por exemplo, quando os adolescentes querem mostrar que são independentes.

Esses conceitos são essenciais para entender o porque dos produtos de beleza contribuírem para a elevação da autoestima. “Usar cosméticos são como as atitudes, são escolhas em que a pessoa foca o auto conhecer, pois através deles há um novo contato com a realidade do próprio corpo, e das exigências sociais.”, revela a psicóloga.

A autoconfiança é gerada pela atitude de se cuidar (cuidar de si mesmo, de seu interior) e não apenas de cuidar-se, que é o que você faz quando usa aquele creme, trata do cabelo, faz as unhas... “Os cosméticos trazem leveza, clareza e vivacidade à pele”, afirma Kátia, e isso tudo reflete na autoimagem. “A sensação de ‘se cuidar’ somada ao ato de ‘cuidar-se’ reforça a autoafirmação e traz firmeza e poder pessoal.”, conclui a psicóloga.

Comentários

  1. Para ficarmos bonitas, temos de investir não é verdade? Porque não existe mulher feia, somente mulher mal cuidada!!!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza são produtos [otimos.
    Bjs

    http://blog-fashionstyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Se a gente não se cuida, não tem como ficar bem! ;) Bjinhus!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, adorei o seu cantinho e principalmente o post.
    Mostrou que cosmeticos não é futilidade e realmente ajuda o nosso bem estar.
    Adorei.
    Te convido a visitar o meu cantinho também.
    Bjoo


    Jél

    mydiarybyjessi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Os cosméticos ajudam é muito a levantar o autoestima.
    Se eu to me sentindo estranha faço logo as unhas, mudo cabelo.

    http://www.guiamodamulher.com/

    ResponderExcluir
  6. Linda,adorei o seu blog!
    Gostaria de convidá-la a visitar o meu blog,que está cheio de novidades e dicas legais!

    www.withmake.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Para provar que cuidar de si mesma não é frescura!!hehe

    Obrigada a todas!!

    bjaum

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.