terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A bebida da beleza


 
Não, não estamos falando de nenhum líquido milagroso recém descoberto pelos cientistas, nem de nenhuma bebida ou shake que já esteja no mercado, mas de algo simples, que todos têm acesso e a maioria, em abundância: a água.
Um ser humano saudável consegue viver aproximadamente por até oito semanas sem qualquer alimento, já sem água, agüenta somente de três a cinco dias. Esses valores dependem de diversos fatores, como clima e organismo de cada um, mas já dá uma boaideia da importância da água para nossa sobrevivência.

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água, que é perdida ao longo do dia através do suor. Segundo a revista Scientific American, sob intenso calor, um adulto pode perder até 1,5 litros de água por dia pelo suor. Essa água perdida, se não for substituída, causa desidratação e pode comprometer o funcionamento dos órgãos.
Além de essencial para a manutenção da vida, esse elemento é responsável por deixar a pele bonita, jovem e com viço, além de ajudar no emagrecimento. A quantidade indicada pelos especialistas é de 8 a 10 copos por dia,o que equivale, em média a dois litros. Mas essa dose varia de acordo com alguns fatores como peso e prática de atividade física. Uma técnica para descobrir a ingestão recomendada para o seu corpo está em multiplicar seu peso por 30 ml, o resultado será a quantidade que você necessita.
Essa quantidade contribui para a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele, garantindo assim a hidratação e evitando que fique áspera e vulnerável ao envelhecimento. O mesmo vale para os cabelos, que se não hidratados, perdem o brilho e ficam secos e sem vida.
A água também estimula o trânsito intestinal, assim como as fibras, o que gera a eliminação das toxinas do organismo, impedindo que o acúmulo delas transpareça na pele. As toxinas também são eliminadas pela urina, mas o rim fica sobrecarregado e não consegue elaborar seu processo de filtração se a quantidade mínima diária de água não for ingerida.
No entanto o abusar da água também não é bom. Se por um lado a água ajuda na filtração realizada pelos rins, o excesso dela ocasiona uma perda de sais minerais como sódio e potássio, pela urina. Essa bebida em demasia pode causar uma intoxicação hídrica, quadro que pode levar a alterações de consciências, dando a mesma sensação de quando se está bêbado. Para calcular o máximo de água que você é capaz de ingerir sem causar danos ao organismo multiplique seu peso por 90ml.

Informações adaptadas de:
Revista Women’s Health (Edição 25)

3 comentários:

  1. Eu bebo litros de água por dia, acho que faz super bem, aliás eu não bebia antes, mas depois que viciei vendo o maridão tomar muita água, depois veio a Gi e adivinha? O mesmo vício em água tb. Faz muito bem.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Faz bem para a saúde, para a pele, cabelo, refresca e não engorda, pelo contrário, ajuda a emagrecer!!!Uma bebida simples e completa!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não bebia muita água, mas, agora já estou bebendo bastante.

    http://www.guiamodamulher.com/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...