quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Baixos níveis de vitamina e de gordura sabotam o cabelo

Você pode até pensar que a culpa é do shampoo e do estresse, mas, quando os fios caem aos montes, não é raro que o problema esteja na alimentação. Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, examinaram as amostras de sangue de 2956 pessoas e relacionaram baixas concentrações de folato a um risco 34% maior de calvície. “Essa vitamina consegue reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido associado a doenças cardiovasculares.

"E hoje se sabe que problemas vasculares favorecem a queda de cabelo”, explica a médica Bamini Gopinah, que fez o levantamento. A quantidade de folato necessária especificamente para manter os fios no lugar ainda não foi determinada, mas a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é de pelo menos 400 microgramas diários.

Isso pode ser obtido com um mix de brócolis, espinafre e tomate. Outro trabalho, também dos pesquisadores de Sydney, mostra que incluir no cardápio semanal duas postas de peixes ricos em ômega-3, como a sardinha, seria o suficiente para reduzir em 42% a queda de cabelo relacionada à idade.

 
 


Texto adaptado da reportagem de Lúcia Nascimento, na Revista Saúde de novembro deste ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...