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Alimentando as madeixas

Os fios estão sem brilho e caindo? A beleza e a saúde do cabelo estão relacionadas a quantidade de nutrientes e água presentes no fio. Na falta destes, as cutículas ficam abertas, perdem o brilho e aparecem as pontas duplas.
O cabelo se alimenta através do que você come, pois a pele que recobre a cabeça é diferente da do resto do corpo, ela não tem uma camada protetora de gordura, colágeno e elastina. Assim, tudo o que for aplicado ali entra na circulação sanguínea e chega à raiz do cabelo, alimentando-o.


Mas também por meio de cosméticos próprios para o cuidado com os fios. Os cosméticos ajudam na regeneração do fio, aumentam a retenção de água, melhoram a irrigação sanguínea e a oxigenação celular no couro cabeludo. Desse modo, os produtos são os que contêm vitaminas e sais minerais necessários.
Uma dieta adequada aliada a produtos de tratamento podem ser a solução para deixar a cabeleira deslumbrante.
Há três categorias de alimentos que não podem faltar no seu prato e nos seus produtos para cabelo, os minerais, as vitaminas e os fito ativos. Eles combatem a queda, fortalecem a cabeleira, melhoram a elasticidade dos fios e aumentam a expectativa de vida das células que compõem a fibra capilar.
Minerais
Ajudam a agrupar, construir e aproveitar melhor as proteínas, responsáveis pela formação e preenchimento da estrutura do fio. Sua falta deixa o cabelo mais fino e frágil. Por isso, a remineralização da fibra é essencial para deixar o cabelo mais bonito.
O Sódio ajuda no equilíbrio da água no fio de cabelo e você pode encontrar nos frutos do mar, sal, shoyo, tomate e nos alimentos processados.
O Magnésio gera energia na célula e é vital para a renovação celular, também é encontrado nos frutos do mar, grãos integrais, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas, abacate, melão, abacaxi, banana.
Já o Enxofre é essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo. É encontrado no pimentão vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carne, repolho e couve.
O Zinco é fundamental para a síntese de proteínas (lembre-se de que o fio de cabelo é formado 98% por proteínas) e está presente nas sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), carne, miúdos, peru, cogumelos, ovos e no trigo.
O Potássio responsável por controlar o equilíbrio hídrico (quantidade de água). Hidratado, o cabelo fica mais flexível e fácil de pentear. Está presente nas carnes magras, vegetais, semente de girassol, leguminosas, grãos integrais e nas frutas secas.
O Cálcio contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento dos fios, sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo. Ele está no leite e derivados, vegetais verde-escuros, melado de cana, algas e no quiabo.
Vitaminas
São substâncias capazes de nutrir profundamente o fio, potencializar o crescimento e combater a ação dos radicais livres, responsáveis pela perda da exuberância. A falta delas deixa o cabelo fraco, além de provocar problemas, como a queda.
Vitamina A e carotenóides
Reduzem a oleosidade excessiva do couro cabeludo e melhoram a elasticidade do fio. Estão presentes no fígado, ovos, leite integral e derivados, manteiga, algas, frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros, como batata-doce, espinafre, brócolis, abóbora, pêssego, damasco, manga, melão, papaia, cenoura, couve, salsa, cebolinha e espinafre.
Pró-vitamina B5 (pantenol ou ácido pantotênico)
O tratamento com pantenol também reduz a queda de cabelo e acelera o seu crescimento. Está nos miúdos, gema de ovo, salmão, grãos integrais e no trigo.
Vitamina E
Previne o envelhecimento e melhora a circulação do couro cabeludo. É possível encontrar nos óleos vegetais prensados a frio (azeite, por exemplo), ovos, germe de trigo, miúdos, vegetais folhosos, abacate e na manteiga.
Vitamina F (ácidos graxos essenciais)
A carência dessa vitamina causa o aparecimento da caspa e deixando o fio mais fino e frágil. Você encontra nos  óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, como salmão, cavala, atum e sardinha.
Vitamina H (biotina)
É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda. Está na gema de ovo, fígado, arroz integral, leguminosas, sardinhas e nos grãos integrais.
Fitoativos
São responsáveis pela ação antioxidante, nutritiva e regeneradora. Estão presentes no óleo de pêssego, óleo de amêndoas, extrato de oliva e no extrato de folha de uva.
Portanto, fique atenta ao cardápio da cabeleira!

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