quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Novo remédio para o coração: felicidade

Parece mentira, mas sabia que as pessoas felizes têm menos risco de sofrer do coração do que aquelas que são tristonhas e estressadas? A descoberta é dos pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Num estudo que analisou a relação entre felicidade e doenças do coração, eles concluíram que se as pessoas fizessem mais aquilo que as deixa feliz, reduziriam significativamente o risco de sofrer infarto ou angina.
O estresse envolvido em situações de contrariedade pode levar ao estreitamento das artérias. Além disso, ele ativa as plaquetas que são responsáveis pela coagulação do sangue. A soma dos dois efeitos leva a uma condição propícia para o entupimento de uma artéria, o que causa o infarto e o acidente vascular cerebral.  Por isso, a felicidade, associada a bons hábitos, libera hormônios que são protetores para o sistema cardiovascular.
Aqueles de bem com a vida costumam cuidar mais da saúde e gerenciar os problemas sem sobrecarregar o organismo. Já os estressados têm mais chance de desenvolver a síndrome metabólica, que é uma reunião de disfunções - como pressão alta, excesso de gordura abdominal, níveis anormais de colesterol e elevada taxa de açúcar no sangue - fatores que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infarto.
Para se ajudar, não basta apenas querer ficar feliz. É preciso juntar uma série de fatores como: reconhecer suas limitações, compartilhar suas preocupações, praticar mais atividade física, sorrir mais, procurar meditar, descansar, divertir-se, socializar, organizar as atividades, respirar corretamente, dormir bem.
Viu! São medidas simples, mas, se praticadas no dia a dia, podem fazer toda a diferença para você, para o seu coração e, conseqüentemente, para a sua vida.
Então, por que não deixar um pouco de lado as preocupações e dar lugar às alegrias?
Seu coração vai te agradecer!



2 comentários:

  1. Ah então vou viver muito! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Opa, que notícia boa, eu sou muito feliz então só tenho a dizer que adorei!!!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...