Pular para o conteúdo principal

"Doe sangue e faça alguém nascer de novo"

Hoje, dia 25 de novembro, é uma data muito especial para o país, e o principal, para muitas vidas. É o Dia Nacional do Doador de Sangue. O título deste post é o tema da campanha deste ano elaborada pelo Ministério da Saúde.
Talvez, na correria do dia-a-dia, em meio a tantos problemas, preocupações, compromissos e viagens, nos esquecemos deste gesto tão simples para nós e ao mesmo tempo fundamental para o próximo. Um ato que pode (e deve) ser realizado pela maioria da população.

Para ser um doador, basta estar em boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, mais de 50kg e apresentar documento com foto. Mulheres e grávidas e pessoas que tenham tatuagem ou piercing a menos de um ano não podem doar. Também deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.

O Instituto Nacional de Cardiologia elaborou uma lista de mitos e verdades sobre a doação de sangue: 
1 - Doar sangue afina o sangue (Mito) – Após a doação, o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo e se mantém na mesma consistência de antes.

2 - Se eu doar sangue uma vez, vou ter que doar sempre, senão o sangue fica grosso (Mito) - Se você doar uma vez, não será obrigado a doar sempre, essa é uma decisão voluntária. Além disso, o sangue será igual, independentemente da frequência da doação.

3 - Após a doação posso sentir tonturas e até desmaiar (Verdade) – Se a pessoa não estiver fisicamente
saudável ela pode se sentir mal após a doação. Alguns fatores podem resultar nisso, como uma noite mal dormida, não se alimentar bem, a ingestão de alguns medicamentos.

4 - Posso contrair doenças ao doar sangue (Mito) – O material é totalmente descartável e é aberto na frente do doador, não há risco de contaminação.

5 - O sangue que eu doar pode não ser utilizado (Verdade) – Após retirado, o sangue passa por vários testes antes de ser utilizado em algum paciente. São feitos testes de colesterol, hepatites B e C, HIV, doença de chagas e sífilis. Tudo para se certificar que o sangue está seguro. Se a bolsa não for aprovada em algum desses testes, o sangue não será usado.

6 - Preciso estar em jejum quando for doar (Mito) – Para doar é preciso estar alimentado e descansado. O ideal é apenas evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação.

7 - O sangue que eu doar pode me fazer falta depois (Mito) - Todos os candidatos são submetidos à avaliação por um profissional médico ou de enfermagem, para que a doação não resulte em prejuízo para a saúde do doador. O volume de sangue coletado é proporcional ao peso de quem está doando. Em média, cada bolsa contém 450 ml.

8 - Doar sangue dói (Mito) – A retirada do sangue não dói, o que pode doer é apenas a picada da agulha, enquanto o sangue é coletado o doador não sente dor.

9 - As mulheres precisam de um intervalo maior entre as doações (Verdade) – Enquanto o homem pode doar a cada 2 meses, a
mulher precisa de um intervalo de 3 meses. Se a mulher estiver menstruada, ela pode doar, sim, desde que o seu fluxo seja normal.

10 - O sangue que eu doar pode servir para várias pessoas diferentes (Verdade) - O Sangue coletado é separado em vários componentes (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma) e cada paciente recebe aquela parte que seu organismo necessita.

Faça sua parte. Abrace esta causa. Trasforme sua vida. Salve outra.
Para mais informações acesse: http://www.facaalguemnascerdenovo.com.br/



Comentários

  1. Como sempre os posts de vocês estão cada vez mais fantásticos, é ótimo ver uma empresa que se preocupa com o próximo também. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez pelo carinho Má! Nós da Sther estamos sempre atentos e preocupados com o próximo. Por isso, boas ações, pequenos gestos e muita solidariedade tem espaço garantido aqui e serão sempre bem vindos. Afinal, essas atitudes podem e devem fazer toda a diferença.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1.Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão. 2.Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas. 3.Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são …

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'

Receitinhas de Máscara de Hidratação Caseira.