terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bronzeado sem sofrimento!

Ontem, fui levar meu filho conhecer um parque aquático e, sinceramente, não imaginava que iria fazer tanto calor. Lá os termômetros marcavam 33°C. Nem preciso dizer que ele ficou rebocado de protetor solar, além de boné, camiseta, sombra, enfim, tudo para evitar ao máximo a exposição excessiva ao sol. Mas, como toda mãe, a gente acaba se esquecendo um pouco de nós mesmas de tão preocupadas que ficamos com os baixinhos. Resultado, quando cheguei em casa não conseguia dormir de tão queimada que estava.

Resolvi então hoje postar aqui algumas verdades que sempre ouvimos, mas nunca sabemos se devemos seguir ou não. Pois bem, a primeira é a reaplicação do protetor solar a cada duas horas. Ela é fundamental e tão importante que a cada duas horas deve-se repetir a mesma quantidade inicial que foi passada. Além disso, se você nadar, suar ou passar a toalha no corpo, repasse o protetor imediatamente.

Segunda verdade: se você descascar significa que não se protegeu adequadamente. Não é suficiente aplicar um protetor solar, mesmo com FPS alto, e se expor inúmeras horas ao sol. A proteção solar também tem limites. É tarefa muito difícil ficar exposto 5, 6 horas ao sol e manter a pele protegida corretamente. Se a pessoa escamar após alguns dias de exposição solar, significa que os raios UV conseguiram queimar a camada superficial e em algum momento houve queimadura solar.

E a terceira verdade é que, algumas áreas do corpo se bronzeiam mais rápido do que as outras. Saiba que o bronzeamento é determinado pela produção do pigmento melanina por meio de células da pele chamadas melanócitos. A quantidade de melanócitos varia de local para local, e nas áreas em que há maior concentração vai haver maior produção de pigmento. Além disso, a atividade dos melanócitos também é diferente entre os locais do corpo e entre as pessoas.

Talvez se soubesse de todas essas especificações, hoje não estaria com a pele queimada, dolorida e descascada! Por isso, para ajudá-las a não cometer os mesmos deslizes que eu, segue aqui algumas sugestões de cuidados para o pós-sol:
  • O ideal é tomar banho com água morna ou fria, para não ressecar ainda mais a pele.
  • As loções calmantes defendem a pele contra a ardência e a irritação e conservam a cor conquistada.
  • A pele do rosto merece cuidados especiais. Use cremes reparadores, de preferência de uso noturno.
  • Beba bastante líquidos, para manter o organismo hidratado e prepará-lo para os dias de sol que você ainda vai aproveitar.
  • Mantenha uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras e legumes.
  • Durma bem. É durante o sono que as células descansam, organizam suas funções e reparam os eventuais estragos do dia.
Pronto. Agora você já está alertada e preparada para aproveitar o sol e se proteger adquirindo assim um bronzeado lindo e duradouro sem sofrimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...